É possível gerar renda passiva com energia solar, mesmo sem a necessidade de vender energia para a rede elétrica?
A energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável e sustentável, que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. No entanto, no Brasil, não é possível vender energia diretamente para a rede elétrica.
No entanto, existe um modelo de negócio, que vem ganhando muito espaço nos últimos 2 anos, que possibilita gerar renda passiva com energia solar, mesmo sem a necessidade de vender energia para a rede elétrica. Esse modelo de negócio consiste no aluguel de usinas solares para consórcios ou cooperativas de energia solar.
Neste modelo, os investidores em usinas solares alugam suas usinas para os consórcios, que entregam a energia para os consumidores de energia. Os consumidores finais pagam pela energia aos consórcios, que repassam o valor ao investidor da usina. Tanto os investidores quanto os consumidores devem ingressar no consórcio para que tudo funcione.
Essa conexão entre os investidores em usinas solares e os consumidores de energia possibilita gerar uma renda passiva para o investidor que aluga a sua usina. O contrato de aluguel pode ser atrelado a fatores como quantidade de energia produzida, o que garante uma renda previsível para o investidor.
Investimento de alto potencial
Esse investimento tem possibilitado ganhos de 2 a 3% ao mês. A maior quantidade de negociações que observamos no ano de 2023 foram de usinas com custo de implementação de aproximadamente R$ 300.000 e uma usina dessa faixa gera uma renda mensal para o investidor de aproximadamente R$ 7.500, podendo variar a depender do estado do Brasil em que ela operará.
Esse investimento foi a bola da vez de 2023 no mercado de varejo da energia solar no Brasil e está embasado em normativas da ANEEL, porém já há discussões na ANEEL sobre o impacto desse modelo de negócio já que está tendo um impacto substancial no ecossistema de energia brasileiro.
No entanto, mesmo com essas discussões, esse investimento ainda é considerado de alto potencial. A energia solar é uma fonte de energia que vem crescendo cada vez mais no Brasil, e a demanda por energia solar deve continuar a aumentar nos próximos anos.
A Suns apoia o integrador da comunidade na viabilização de usinas neste modelo apoiando com o aluguel da usina, análise de viabilidade do projeto e aconselhamento de engenharia para o projeto. Fale com o seu consultor da Suns.
Daniel Reichembach
Fundador e CEO Da Suns Brasil