O governo brasileiro vai COLAPSAR devido ao setor de energia e combustíveis?
Segue o meu raciocínio:
1 -> A energia solar está crescendo muito, em 2023 foi a fonte de energia que MAIS agregou geração no mundo e no Brasil representou quase metade do aumento da capacidade de geração de energia.
2 -> Energia e combustíveis são dois dos PRINCIPAIS setores que mais geram arrecadação para o governo. Além disso, há grande participação do poder público em empresas com mega representatividade nesses setores.
3 -> O cidadão brasileiro está cada vez mais gerando a sua própria energia, comprando veículos elétricos e os abastecendo com sua PRÓPRIA PRODUÇÃO de energia.
4 -> Hoje, ainda há uma necessidade de utilizar a rede elétrica das concessionárias para fazer o trabalho de “armazenamento” de energia, porém as baterias estão ficando cada vez mais baratas e QUANDO se tornarem viáveis darão total liberdade para o cidadão gerar a sua energia e abastecer seus veículos sem precisar nenhum tipo de relação com concessionárias de energia.
5 -> Sabemos que o processo de reestruturação da economia é lento porém as coisas estão acontecendo muito RÁPIDO quando olhamos especificamente para o setor de energia solar no Brasil e no mundo.
A pergunta que fica. O que acontece com a arrecadação do governo se grande parte do Brasil passa a não comprar mais energia e combustível no seu ecossistema de arrecadação?
O governo já fez essa conta vide início da cobrança de impostos sobre importação de carros elétricos e painéis solares no primeiro dia de 2024. Mas será que isso vai ser suficiente?
Minha tese é que essa só foi a primeira ação de muitas que virão para reestruturar a arrecadação do governo brasileiro que tem um SUPER abacaxi para descascar nos próximos anos.
Daniel Reichembach
Fundador e CEO Da Suns Brasil