Inversores solares são dispositivos que convertem a corrente contínua (CC) gerada pelos painéis solares em corrente alternada (CA) usada em nossas casas. Existem dois tipos principais de inversores solares residenciais:
- Inversores de string: conectam strings de painéis em um local central, sendo melhores para instalações simples.
- Microinversores: anexados à parte traseira de cada painel, sendo melhores para instalações complexas.
Inversores de string
Os inversores de string são a opção mais popular para instalações solares residenciais. Eles são fáceis de instalar e manter, e são relativamente baratos. No entanto, eles podem ser afetados por problemas com um único painel solar.
Microinversores
Os microinversores são uma opção mais recente e cara para inversores solares residenciais. Eles são mais eficientes do que os inversores de string e são menos propensos a serem afetados por problemas com um único painel solar.
Qual tipo de inversor é o melhor para você ou para seu cliente caso você seja um integrador?
A melhor escolha de inversor solar depende do design do sistema. Se temos um telhado simples e sem sombra, um inversor de string pode ser uma boa opção. Se temos um telhado complexo ou se os painéis solares estão sujeitos a sombra, um microinversor pode ser uma melhor escolha.
Aqui estão algumas dicas para escolher adequadamente o inversor solar:
- Considere o tamanho do sistema solar.
- Pense no design do telhado.
- Avalie o seu orçamento.
- Pesquise as diferentes marcas e modelos de inversores solares.
Com um pouco de planejamento, você pode escolher o inversor solar certo para o seu sistema e aproveitar ao máximo a sua energia solar.
A seguir apresentamos um quadro comparativo com prós e contras para facilitar a sua vida:
Daniel Reichembach
Fundador e CEO Da Suns Brasil